A vontade de fazer sempre transforma. Assim aconteceu na Biblioteca Municipal Norberto Ferreira Filho de Crateús/Ce, localizada a 350Km de Fortaleza, que passou por reforma e teve seus espaços totalmente transformados, sob a coordenação da bibliotecária Patrícia Chaves. O equipamento é subordinada à Secretaria de Cultura do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante os meses de março e setembro, com o apoio da prefeitura e das Secretarias de Cultura e de Educação, foi criado o Projeto VIAJAR NA LEITURA FAZ BEM! Por meio dele vieram reforma nos espaços, com mudança no layout na arrumação dos livros, criação de sala de leitura, inclusive sala com acervo em braile – numa parceria fantástica com a Biblioteca Pública Menezes Pimentel –, além de climatização total do ambiente. “O projeto ainda contempla a implantação de espaço infantil. Um local bem aconchegante, onde os nossos usuários mirins poderão viajar no mundo da leitura de maneira prazerosa”, comemora a bibliotecária responsável.

A Biblioteca dispõe de acervo diversificado com 4.865 títulos. Em atualização no sistema Biblivre, o acervo conta com obras clássicas, literatura, e ainda guarda coleção histórica de Crateús.

Segundo Patrícia Chaves, o Projeto é piloto e nasceu da iniciativa de parceria entre as duas secretarias, que deverá ser implantado nas escolas municipais por apresentar baixo custo, mas com grande benefício. “Nós utilizamos caixotes de madeira coloridos, tapetes, almofadas, mesas e cadeiras do tamanho ideal, fantoches proporcionando um ambiente bonito, aconchegante, lúdico, para encher os olhos das crianças, e o melhor, barato”, comemora.

A Biblioteca Municipal conta com programação fixa, em que pode ser destacado o projeto Hora do Conto. A iniciativa objetiva receber as escolas municipais da rede pública no Teatro Rosa Morais, que fica anexo ao prédio da biblioteca, com apresentação durante o período de 40 minutos a 01 hora, depois todos seguem para visitação às novas instalações do equipamento cultural, de modo a desfrutar de toda a cultura de Crateús.

Ainda fazem parte da programação fixa da Norberto Ferreira os projetos Entardecer da Leitura e a Geladeira de Livros, que fica na porta da rua de acesso ao prédio, disponibilizando à comunidade livros para leitura e devolução, de forma self-service.

As ações da Biblioteca são divulgadas em sua página oficial no Facebook – Biblioteca Norberto Ferreira Filho –, como programação, horários, novos projetos, sobretudo as novas aquisições de livros, na perspectiva de aguçar os leitores às novas descobertas por meio da leitura e seu universo.

Biblioteca Pública de Crateús antes da reforma.