Pelo segundo ano consecutivo, a Recode – organização voltada ao empoderamento digital –, reconheceu 10 bibliotecas públicas brasileiras que contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades – Melhores Práticas –, como empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia.

O terceiro lugar ficou com a Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, em Iguatu/CE, que tem direção das bibliotecárias Ana Cristina Lúcio Pinheiro e Jaiene Gomes Diniz. O projeto que foi premiado pela Recode, tem como tema “A Biblioteca como Ferramenta de Inserção da Juventude no Mercado de Trabalho”, e foi oriundo a partir de um estudo na comunidade.

Na aplicação da pesquisa foram obtidas as três principais recorrências – formações para o mercado de trabalho; ações de literatura e ações culturais. Com base nesse pressuposto, ficou a pergunta de como a biblioteca poderia contribuir para a inserção do jovem no mercado de trabalho. Isto posto, foi identificado que a biblioteca poderia colaborar com ações que visassem contribuir e orientar para tal inclusão tendo em vista o grande número de jovens na busca pelo primeiro emprego e ingresso na universidade.

Focado no tema mais recorrente – formações para o mercado de trabalho –, foram desenvolvidas 5 atividades para formar jovens entre 14 e 29 anos, com atividades executadas em parcerias com instituições públicas e privadas do município, como seguem:

1ª Atividade – Palestra e Orientação Vocacional

2ª Atividade – Palestra “Reconhecendo Habilidades Empreendedoras”

3ª Atividade – Palestra “Competências para o Mercado de Trabalho”

4ª Atividade – Oficina de Geração de Renda (Maquiagem)

5ª Atividade – Culminância das Ações – I FEIRA DAS PROFISSÕES DA BIBLIOTECA DE IGUATU – com apresentação à comunidade de Universidades públicas e privadas, além de empresas da Região para os jovens do município, expondo as atividades desenvolvidas por cada instituição e apresentando a realidade atual do mercado de trabalho para cada área.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a implantação da nova programação permitiu-se uma maior aproximação entre a biblioteca e a comunidade, sobretudo com o público jovem. Deste modo, percebe-se que é possível desenvolver ações com custo mínimo por meio de parcerias firmadas, as quais ajudam no desenvolvimento da biblioteca, tornando-a um espaço acessível a todos.

Segundo a bibliotecária Ana Cristina, os resultados obtidos foram superiores ao esperado. “Em termos de números, tivemos um quantitativo 789 jovens e adultos atendidos, e quanto aos resultados qualitativos contribuímos com inserção dos jovens no mercado de trabalho do município de Iguatu-CE, bem como no contexto educacional através do ingresso nas universidades locais”, comemora.

Ela ainda aponta que o projeto não teria sido possível sem o empenho, nas ações, da pedagoga Nara Raquel Ancelmo, além da parceria da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem à frente da pasta a secretária Lúcia de Fátima de Oliveira Felipe.

A Biblioteca foi premiada com uma viagem à Colômbia – a fantástica terra das bibliotecas públicas – para imersão em experiências bem-sucedidas, como a reconhecida Biblioteca El Limonar, que fica em Medelín, entre duas comunidades inimigas e com altos índices de violência. Moradores de um bairro não transitam pelo outro, por isso o prédio tem duas entradas e funciona como um território neutro. O convite para frequentá-lo é tão bem aceito que às 8 horas, quando a biblioteca abre, uma das salas já está repleta de adultos para uma roda de leitura.

Conheça todas as bibliotecas premiadas em 2019 pela iniciativa da Recode:

1º lugar – Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei – Ponta Grossa/PR

2º lugar – Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Jr. – Sertãozinho/SP

3º lugar – Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto – Iguatu/CE

4º lugar – Biblioteca Municipal Olavo Bilac – Farroupilha/RS

5º lugar – Biblioteca Municipal Hermes Fontes – Boquim/SE

6º lugar – Biblioteca Municipal Antônio Coutinho de Campos – Augusto Correa/PA

7º lugar – Biblioteca Municipal Monteiro Lobato – Sorriso/MT

8º lugar – Biblioteca Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis – Coruripe/AL

9º lugar – Biblioteca Municipal Dr. Firmo Cardoso – Barcarena/PA

10º lugar – Centro de Pesquisa e Biblioteca Pública Dr. Alísio Inojosa – São Vicente Férrer/PE