O Jornal O POVO, em Fortaleza/Ce, divulgou matéria após a participação de Selma Moraes, no quadro “Quem quer ser um Milionário” do Programa Caldeirão do Huck, no dia 16 de setembro, informando equivocadamente que a participante é bibliotecária. O CRB-3 pediu retificação da informação, por meio de nota, e foi atendido na noite desta quarta-feira (03 de outubro).

Sem registro no Conselho Regional de Biblioteconomia e conforme informações da Embrapa, empresa que Selma apontou como seu local de trabalho, foi confirmado que ela trabalhou, na realidade, como datilógrafa na biblioteca da instituição. Diante desta informação o CRB-3 está retificado toda e qualquer postagem acerca do caso, para não deixar que a imagem da profissão de bibliotecário que foi manchada em rede nacional, ao ser referida por Selma de maneira pejorativa como “peão”, seja também reproduzida em outros canais.

Ontem (02 de outubro), a página oficial no Facebook de Ivo Gomes, Prefeito de Sobral/Ce, tirou do ar matéria com Selma, porque também foi notificada pelo CRB-3, em que o repórter se referia a ela como bibliotecária.

Vale salientar que o programa da Rede Globo também foi oficiado acerca do equívoco.

É bom deixar claro que o Conselho não quer, de maneira alguma, desmerecer a participante, mas manter caráter educativo e de combate a uma equivocada cultura, comum em nosso País, que designa todo aquele que desempenha uma função na biblioteca de bibliotecário dando margem para que gestores e empresários contratem qualquer pessoa sem formação a ocupar esse cargo ou ainda que pessoas que de alguma maneira atuem em bibliotecas considerem-se como tal, por exemplo.

A postagem no Blog das Mídias Sociais do O POVO On Line pode ser conferida AQUI