O Conselheiro Júlio Duarte participou, no dia 24 de agosto, como palestrante, da XIV Semana de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento foi realizada pelo Centro Acadêmico Ramiz Galvão, da Gestão Syneraki e também contou com a participação de Sâmia Helen, da Jangada Literária, no mesmo dia.

Júlio discorreu sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (Onu), que leva o slogan “Transformando o Nosso Mundo”. O documento trata de uma Declaração direcionada às questões de Sustentabilidade, Economia, Criatividade, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de 169 Metas. A Agenda também conta com uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, bem como um mecanismo para avaliação e acompanhamento.

O Conselheiro fez uma link entre as ações da Agenda e o papel das bibliotecas no desenvolvimento sustentável do mundo, em que o CRB-3 atua de forma consistente para a realização das metas estabelecidas. Regulação e Fiscalização; Gestão Participativa, Colaborativa e Interativa; Parcerias Público-Privadas; Comissões e Educação Continuada, dentre outros, são alguns dos trabalhos estabelecidos por este Conselho.

Como conclusão, o painelista apontou alguns caminhos que o CRB-3 estabelece seu trabalho: Bibliotecas verdes; Projetos de leitura na escola e contação de histórias; Competências infocomunicacionais e TIC’s; Patrimônio cultural e identidade local; Sustentabilidade e economia criativa; Empoderamento comunitária e Direitos Humanos; Apoio e incentivo à pesquisa, inovação e tecnologia; Repositórios institucionais; Projetos de extensão com a comunidade.

“O CRB-3 vem concatenando suas atividades com a Agenda 2030, na tentativa de dar maior suporte ao desenvolvimento da sociedade, o que acaba incidindo diretamente na sustentabilidade do Planeta, como: Atividades de Regulação, Fiscalização; Comissões, projetos e atividades de Comunicação. Manter os bibliotecários nas bibliotecas é uma medida de suma importância para dar possibilidades aos profissionais de desenvolver atividades culturais e sustentáveis nas bibliotecas. Trata-se do nosso Planeta, por isso, acredito que nossa agenda de vida deva andar de mãos dadas com a desenvolvimento da sociedade, o que reflete na manutenção do lugar onde vivemos e por conseguinte no lugar que queremos deixar para os futuros moradores da terra, destaca o bibliotecário da Biblioteca do Sesc-Ce.