Dando continuidade à defesa da comunidade biblioteconômica, em prol da sociedade, o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3), Fernando Braga, reuniu-se com o Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Fortaleza, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), na última sexta-feira (15 de fevereiro), em seu gabinete.
No oportunidade, os presidentes discutiram a importância da Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País devem contar com bibliotecas. Assim, o vereador prontificou-se a articular uma audiência pública em prol do cumprimento da Legislação, com a participação do CRB-3, Universidade Federal do Ceará (UFC), Associação de Bibliotecários Ceará (ABC), Centro Acadêmico de Biblioteconomia da UFC, Secretária Municipal de Educação (SME), Vereadores e Sociedade Civil.
O parlamentar, que é da área da Educação, também ficou de agendar um encontro entre CRB-3 e a Secretária de Educação, a professora Dalila Saldanha, para além de tratar da pauta abordada acima, também debater sobre a legislação 4.084/62, que rege sobre a regularidade da profissão de bibliotecário e que apenas estes profissionais podem gerir bibliotecas.
Outro ponto abordado no encontro foi a apresentação do projeto da 18ª gestão deste Conselho para a criação da Comenda Professora Cleide Ancilon, primeira presidenta da instituição que rege a biblioteconomia no Ceará e no Piauí, também conhecida como uma das fundadoras do Curso de Biblioteconomia da UFC, e que faleceu em abril do ano passado. A homenagem beneficiaria profissionais e/ou instituições que realizam projetos de grande relevância em prol da classe. O projeto tem autoria do vice-presidente do CRB-3, o professor Dr. Jonathas Carvalho da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
“Saí feliz da reunião com o presidente da Comissão de Educação, ele se mostrou bastante interessado em nos ajudar no cumprimento destas legislações que são o ponto alto da nossa batalha em nome da sociedade brasileira, que é puxada pelo nosso Conselho Federal”, declara o presidente do CRB-3.