O Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3) oferece, no dia 21 de novembro, às 19h, na Livraria Acadêmica (Rua Costa Barros, 901, Aldeota), o lançamento do livro A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação, do bibliotecário e escritor Cristian Brayner. O evento também conta com uma sessão, apenas para convidados, às 16h, em parceria com o Restaurante Banquete, no mesmo dia.
O livro nasce como uma obra de referência, indispensável para um novo entendimento da biblioteconomia no Brasil. A imagem da biblioteca como geografia de silêncio pode parecer inquestionável, mas, como foi demonstrado por Michel Foucault, toda atividade que faça a mediação entre saberes e sujeitos guarda atrás de si um sistema de relações de poder responsável por determinar a sua dinâmica.
Portanto, este pequeno, provocativo e delicioso livro é um convite a que o leitor adentre o mundo das bibliotecas para explorar suas relações, as reais e as possíveis, com o universo ao redor. Empregando um olhar crítico (estimulado sobretudo, mas não apenas, por Michel Foucault), a obra escancara as relações de poder que estão à sombra de todo serviço de controle de informação, e aponta para o compromisso ético-estético-político que o conhecimento desse dinamismo demanda.
Os 22 capítulos, que podem ser lidos como textos independentes, são em sua maioria crônicas-manifestos que respondem a dados ou acontecimentos reais, relevantes para a prática da biblioteconomia no país. Políticas de acessibilidade, medição de índices de leitura, tendências tecnológicas, estereótipos que cobrem os bibliotecários, leis de acesso à cultura – estes são alguns dos inúmeros temas brilhantemente desdobrados aqui. Escritos em primeira pessoa e mesclados com abundantes citações da literatura e do pensamento teórico, os textos conservam uma impressionante qualidade estética e uma cirúrgica precisão no retrato que fazem da situação das bibliotecas e da leitura no Brasil.
Conhecendo o autor:
Cristian Brayner é graduado em Filosofia, Biblioteconomia, Tradução, Direito e Letras (Língua e Literatura Francesas). Venceu, com sua dissertação de mestrado em Ciência da Informação, o Concurso Latino Americano de Investigación em Bibliotecología, Documentación, Archivistica y Museología Fernando Báez (Eudeba, 2008). Ganhou o Prêmio Casa de las Américas com a obra Devotos e Devassos: representação dos padres e beatas na literatura anticlerical brasileira (Edusp, 2014), fruto de seu doutorado em literatura e práticas sociais. Foi bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça e diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. Atualmente é bibliotecário da Câmara dos Deputados. Dedica-se ao estudo das políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação, de Cristian Brayner
Data: 21 de novembro
Horário e Local: 16h – Restaurante Banquete (para convidados)
19h – Livraria Acadêmica (Rua Costa Barros, 901, Aldeota)
Mais informações: crb3@crb3.org.br