O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3), Fernando Braga, esteve reunido, na manhã desta terça-feira (10 de dezembro), com Wellington Monteiro, secretário de Política Sindical do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), na sede do sindicato. Na pauta, parceria para ajudar o cumprimento da lei 4084/62, pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.
Braga levou informações desconhecidas pelo sindicato sobre a legislação que rege o exercício da profissão de bibliotecário e explicou também a contravenção penal em que os professores estão submetidos por estarem lotados nas bibliotecas, enquanto estão em restrição de função, assumindo o papel de bibliotecários, o que é ilegal.
“Nós não temos nada contra os professores, só queremos o reconhecimento da nossa profissão, que é regulamentada desde 1962. Os professores podem permanecer nas bibliotecas, mas estes equipamentos devem ser geridos por profissionais bibliotecários”, declarou Fernando.
O secretário do Sindiute levará o caso à direção e em seguida marcará novo encontro com o CRB-3, a fim de traçar estratégias para resolver esta pendência que é de grande perda para a Educação do município de Fortaleza, e que poderia facilmente ser resolvido com a contratação de profissionais, por meio de concurso público, para as escolas da rede pública. “Esta demanda é campanha permanente neste Conselho”, finaliza Fernando.