Como já foi divulgado nos canais oficiais do Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3) a inauguração de uma sede própria da Delegacia Regional no Piauí é um importante avanço na descentralização do Conselho, uma vez que tendo um local de apoio em Teresina, facilitará ações na região. A expansão do CRB3, também, se estende ao interior do Ceará, em específico, à Região do Cariri. A ideia de interiorização nasceu ainda no primeiro mandato do presidente Fernando Braga (2015/2018), que buscava meios de melhor atender às denúncias em toda a jurisdição.
Como forma de agilizar o atendimento ao público que reside em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e adjacências – municípios que dispõem da Universidade Federal do Cariri (UFCA) –, importante instituição educacional que contempla curso de Graduação e de Pós-Graduação na área de Biblioteconomia, hoje, a 18ª gestão conta com a bibliotecária Isabel Leal e com o bibliotecário Cícero Silva desempenhando papel primordial à frente das deliberações do CRB-3 junto à comunidade biblioteconômica caririense. Embora não exista uma sede, no Cariri, o trabalho dos conselheiros é essencial para a manutenção do diálogo com a categoria no interior do Ceará.
Os conselheiros representam a instituição em reuniões, congressos, simpósios, além de outras atividades acadêmicas esclarecendo o papel do Conselho na fiscalização do exercício legal da profissão em defesa da sociedade, bem como atuam como ponte entre CRB-3 e profissionais na entrega de carteiras de bibliotecários e de outras questões.
Tanto a Delegacia no Piauí como a base de apoio do Cariri Cearense são essenciais para uma maior abrangência da atuação do Conselho, pois esses polos, diminuem custos com viagens e com correspondências. “Os recursos do Conselho, que conta apenas com a arrecadação das anuidades, são parcos. Mantendo representantes na região, o presidente não precisa mais recusar convites para apresentar as ações do Conselho para a classe”, afirma o presidente.
Hoje reconhecemos a iniciativa como ideal, principalmente pelo excelente trabalho que os nossos conselheiros do Cariri desenvolvem. “O Conselho só tem a agradecer”, declara Cássia Alencar, vice-presidenta do CRB-3.