No último sábado (19 de outubro), o Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3) realizou a sua 580ª plenária. Na ocasião foram julgados 3 (três) processos instaurados de irregularidade de instituições fiscalizadas.
Das empresas convocadas, duas compareceram para apresentação de defesa nos processos. Diante dos argumentos e com o aval dos membros reunidos, foram realizados acordos com as instituições com a exigência de contratação de bibliotecários no prazo de até 30 dias.
Já a terceira empresa, que não compareceu à audiência, será multada em 5 anuidades, conforme a legislação vigente, e mantém-se o prazo de 30 dias para a contratação de bibliotecário.
“É preciso mudar a cultura instaurada no Brasil de que biblioteca é só um depósito de livros, e que qualquer pessoa pode gerir tais equipamentos ou que o local pode funcionar sem o devido acompanhamento técnico do profissional bibliotecário. Não! O CRB-3 está revendo todos os processos administrativos e mantém fiscalização acirrada para disciplinar esta política nos estados de sua jurisprudência, no caso Ceara e Piauí”, declara Kelson Monteiro, Coordenador da Comissão de Fiscalização do CRB-3.
Você também pode ajudar o Conselho nesta empreitada. Se souber de qualquer irregularidade denuncie ao CRB-3, pelo e-mail – fiscalizacao@crb3.org.br -, que seus dados serão mantidos sob sigilo.