O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3) esteve na última semana em Juazeiro do Norte/Ce para cumprimento de agenda. Na ocasião, procurou o Ministério Público do Ceará (MPCE) local, para firmar um acordo de cooperação técnica, além de saber do andamento de um processo protocolado em outubro de 2017, para que a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) contratasse bibliotecários para o seu quadro funcional.

O processo estava bem adiantado, aguardando manifestação da Seduc, para sexta-feira (23 de novembro). O Promotor Flávio Côrte Pinheiro de Sousa tentou realizar um encontro entre os órgãos na mesma data, como não foi possível, a reunião acontecerá nesta segunda (26), às 14h na Seduc de Juazeiro do Norte, com as presenças de representantes do CRB-3, do MPCE e da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Juazeiro conta com 101 escolas, o que resultaria na contratação de 101 bibliotecários para cobrir a demanda das bibliotecas escolares. Porém, a Resolução 199/2018 do Conselho Federal de Bibliotecononia (CFB), que leva em conta a não existência de bibliotecários suficientes para cumprir toda a demanda das bibliotecas brasileira, de que cada profissional pode gerir até quatro (04) unidades de informação.

Desta maneira, o Promotor entendeu e gostaria de discutir sobre a existência de bibliotecários no rol de cargos a serem preenchidos no concurso público do município em questão, o que resulta em concurso público com vagas para 25 bibliotecários.

Para Fernando Braga esta reunião será um marco para a realização de um concurso para a região. “Nós vimos batalhando há bastante tempo para garantir concursos para os bibliotecários, com todas as leis aprovadas recentemente a favor da nossa profissão, precisamos exigir que um Sistema de Bibliotecas (SIMBE) seja implantado em todo o país. Cada Conselho Regional deve fazer a sua parte”, explica o presidente do CRB-3.