Dia do Bibliotecário será celebrado pelo CRB-3 com programação online
No dia 12 de março é comemorado o Dia da Bibliotecária e do Bibliotecário. Para celebrar a data e homenagear os profissionais da área, o Conselho Regional de Biblioteconomia – Região 3 – Ceará e Piauí (CRB-3/CE-PI), realizará uma programação online nos dias 11 e 12 de março, com o tema “Memória, diversidade e acessibilidade em bibliotecas”.
A transmissão será feita ao vivo, a partir das 20h, no canal do CRB-3 no YouTube (Clique aqui). Contará com representantes do CRB-3, Associação de Bibliotecários do Estado do Piauí (ABEPI), Associação dos Bibliotecários do Estado do Ceará (ABC) e bibliotecários (as) para participarem de Rodas de Conversa sobre os temas do evento e que atuam, onde toda a programação contará com profissionais intérpretes em Libras.
Será emitido certificado de participação para os que preencherem a lista de presença divulgada durante a realização de cada Roda de Conversa, com carga horária de 1h. Os que participarem de toda programação, receberão o certificado com carga horária de 4h.
Confira a programação:
Sexta (11/03)
19h15 – Abertura
Fala do Presidente Júlio Duarte do CRB-3
Fala do Representante da ABEPI
20h – Roda de conversa: Biblioteca como lugar de memória
Convidadas:
Neiliane Alves Bezerra Graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestra em Políticas e Gestão da Educação Superior (UFC). Vínculo Funcional no cargo de bibliotecária-documentalista na UFC.
Priscila Sena Doutora e Mestra em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora no MBA de Inovação em Unidades de Informação do ITI/UFSCar; Diretora de Formação Política e Profissional na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB); Editora de Relacionamento na Revista ACB e; Integrante do eCÓDICE, um repositório de eventos online. Participa do Grupo de Pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (OMTID-ECA/USP) e do Comitê Técnico de Gestão de Documentos, Informação e Conhecimento da ABEINFO. Experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de informação; ecossistemas de startups; empreendedorismo; tecnologia e inovação; inovação em biblioteca; inovação aberta.
Sábado (12/03)
14h – Fala do Representante da ABC
14h30 – Roda de conversa: Biblioteconomia e Acessibilidade
Convidados:
Clemilda dos Santos Sousa (Cleo) Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Especialista em Pesquisa Científica. Especialista em Tradução Audiovisual Acessível/audiodescrição. Bacharel em Biblioteconomia. Atua profissionalmente na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC. Atualmente, coordena a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da UFC. Coordenou a Divisão de Produção de Material Acessível da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui de 2011 até 2018. Coordenou da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas da UFC até 2018. É integrante do Grupo de Trabalho em Acessibilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Membro da Rede Brasileira de Estudos e Conteúdos Adaptados (REBECA).
Igor Girão é bibliotecário e o primeiro mestre em Ciência da Informação do Brasil com deficiência múltipla pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Compõe o quadro de bibliotecários da Biblioteca Estadual do Estado do Ceará (BECE), no setor de leitura a cessível e atualmente escreveu seu primeiro romance. Colabora com o canal “Conto um conto” no YouTube, onde incentiva a leitura de pessoas cegas, com baixa visão e analfabetos através de áudio contos.
15h30 – Roda de conversa: Biblioteconomia e Diversidade
Convidados:
Melissa Maria da Silva (Mel) Graduanda em biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), com área de atuação em estudos de gênero, transexualidade, bibliotecas comunitárias e educação informal. Administradora e criadora de conteúdo no canal do YouTube Trava Cultural e do perfil de Instagram que leva o mesmo nome, com publicações voltadas para a biblioteconomia, estudos sociais, culturais, literários e de gênero. Redatora de artigos científicos e palestrante.
Jorge Nogueira Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bibliotecário-documentalista e Diretor-adjunto da UFCA.
Sobre o Dia do Bibliotecário
A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, e sua criação é uma homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Além de bibliotecário, Bastos Tigre, possuía múltiplos talentos: foi jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário e também engenheiro. Em 1915, ele prestou concurso para Bibliotecário do Museu Nacional, transferindo-se mais tarde para a Biblioteca Central da Universidade do Brasil, exercendo a profissão de bibliotecário por 40 anos.
Informações:
Transmissão:
YouTube (Clique aqui).