Biblioteca da Escola Estadual de Tempo Integral João Henrique (Pi). Foto: Paulo Barros

Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28 de junho), a fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3), segue para o Piauí para mais uma etapa de fiscalização nas escolas da rede pública municipal e estadual. Desta vez, o trabalho se dá em parceria com a Promotora da Pasta de Educação, e busca conferir a ausência de bibliotecários em bibliotecas escolares. Em caso de constatação, processos serão iniciados.

A Dra. Flávia Castro, Promotora de Justiça do Estado, colocou veículo do próprio Ministério Público à disposição do Conselho para facilitar a fiscalização, que acontecerá primeiramente nas escolas da capital, no intuito do cumprimento das Leis 12.244/10 e 4.084/62.

“A parceria com o MP é de grande valia para o nosso trabalho. Temos uma legislação que está vencendo no próximo ano, que rege sobre toda escola, pública ou privada, contar com biblioteca. Sabemos que para uma escola ser aberta, precisa contar com este equipamento, mas mesmo assim precisamos fiscalizar a organização e a gestão, que deve ser feita apenas pro bibliotecários”, declara Fernando Braga, Presidente do CRB-3.