Presidente do CRB-3, Fernando Braga, abrindo o Forbec.

 

 

Realizado no último 30 de novembro, o I Fórum de Bibliotecas Escolares do Ceará reuniu professores, autoridades da Educação, representantes de instituições escolares públicas e privadas, além de bibliotecários e estudantes de biblioteconomia para discutir a realidade das Bibliotecas Escolares do Ceará, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Duas mesas foram montadas para debater o assuntos. Na parte da manhã, a professora Luciana Colaço, diretora de ensino do Colégio Ari de Sá; a bibliotecária Flávia Barros, do Colégio Marista Sagrado Coração e o advogado José Milton de Cerqueira, Coordenador da Assessoria   Jurídica   do   Sinepe-ce, com a mediação do conselheiro Júlio Duarte discutiram a realidade das bibliotecas escolares e apontaram caminhos para manter o público escolar dentro destes espaços, que disputa terreno com as redes sociais.

Mesa da tarde composta por representantes da Seduc, SME, APEOC e MPCE, mediada pelo Conselheiro Carlos Henrique.

À tarde, a discussão foi mais técnica e com participação massiva do público. Gabriel Carvalho, do Ministério Público do Estado do Ceará; Paulo Vinícius, da Secretaria da Educação do Estado; Lucidalva Pereira Barcelar, Coordenadora de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar da Prefeitura de Fortaleza, Professor Kim Lopes, do Sindicato APEOC, mediados pelo Conselheiro Carlos Henrique Sousa, apontaram alguns direcionamentos para resolver o descaso com a profissão de bibliotecário e para cumprir a legislação vigente e ainda trabalhar para construir um Sistema de Bibliotecas Escolares.

Ao final do evento, o professor Dr. da Graduação e Pós-graduação de Biblioteconomia da UFCA e vice-presidente do CRB-3, Jonathas Carvalho, fez as considerações finais. Ele apresentou um panorama geral sobre as reivindicações do CRB-3 acerca da biblioteca escolar, em especial à necessidade de interlocução, de forma mais ampla entre a categoria biblioteconômica, Prefeitura e Governo do Estado. A partir daí foi entregue um documento que propõe a criação de um Sistema de Bibliotecas Escolares tanto em nível municipal como estadual. “Essa proposta foi entregue visando debater e aprimorar sobre os rumos da criação de um sistema de bibliotecas escolares, o Conselho já tem mecanismos para colocar essa iniciativa em prática”, acrescenta.

Sistema de Bibliotecas Escolares

Um grande ganho do Forbec foi a entrega de ofício solicitando reunião com a Seduc para tratar do Sistema de Bibliotecas, como alternativa para mudar a realidade de tais equipamentos escolares. A primeira reunião já aconteceu, no dia 05 de dezembro, com a presença de Paulo Vinícius, Coordenador de Desenvolvimento Escolar e Francimeire Pinheiro, Coordenadora do Plano Nacional de Lei de Diretrizes do Estado (PNLD).

O Secretário da Educação do Estado, Rogers Vasconcelos e a Coordenadora da Gestão Pedagógica, Iane Nobre, não puderam comparecer, por isso nova data foi agendada para 19 de dezembro, na Seduc. O segundo encontro já institucionaliza o Forbec como fórum permanente no combate ao descaso com a profissão de bibliotecários que atuam em bibliotecas escolares.

O presidente do CRB-3, Fernando Braga, que provocou a reunião com a Seduc avalia o terreno como perene nas negociações com a Secretaria. “A ideia é que se assine um termo de cooperação técnica entre CRB-3, Ministério Público e Seduc para a resolução da falta de bibliotecários em escolas públicas do Estado, quando já se sabe que o quadro é bastante alarmante”, finaliza.

Comissões Regionais Especiais

O Fórum também contou com a Comissão Regional de Bibliotecas Escolares (CRBE), que tem como coordenador o Conselheiro Júlio Duarte. Este grupo ficou responsável por elaborar a carta de intenção do Forbec, como ações a serem cobradas do poder executivo e o município e do estado.

A iniciativa faz parte do plano de metas da 18ª Gestão do CRB-3, que busca apoiar os Bibliotecários e os alunos de Biblioteconomia em suas diversas áreas de atuação. Conheça os demais grupos listados abaixo. Para adesão, basta solicita inclusão por meio do número (85) 98802.7023:

  • Comissão Regional de Bibliotecas Públicas – CRBP

Coordenação: Conselheira Suely Queiroz

  • Comissão Regional de Empreendedorismo Profissional – CREP

Coordenador: Conselheiro Especialista Fernando Braga

  • Comissão Regional de Processos Acadêmicos – CREP

Coordenador: Conselheiro Prof. Dr. Jonathas Carvalho

  • Comissão Regional de Apoio Profissional – CRAP

Coordenador: Conselheiro Prof. Dr. Jonathas Carvalho

  • Comissão Regional de Bibliotecas Universitárias – CRBU

Coordenadora: Conselheira Mestre Aline Nascimento.