Júlio Duarte de Oliveira, bibliotecário do Serviço Social do Comércio (Sesc-Ce) e conselheiro da 18ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3), foi o vencedor do Concurso Cultural – SER OU NÃO SER BIBLIOTECÁRIO, promovido pela Innovagestão e pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF).

Júlio mostra o prêmio recebido em foto na biblioteca do SESC de Fortaleza.

A frase de Júlio foi selecionada pela Comissão Julgadora do Concurso Cultural, constituída pela ABDF. Como premiação, o bibliotecário recebeu um kindle, um leitor de e-books.

Conheça o pensamento premiado de Júlio para a pergunta “Qual a sua principal motivação para escolher a Biblioteconomia como profissão?”

“Um desejo irresistível e promissor de oferecer e oportunizar as melhores experiências de leitura, respeitando as diversas culturas e a dignidade do ser humano, aproximando os discursos da humanidade aos usuários de biblioteca, gerando a transformação social por meio do acesso ao conhecimento, memória e identidade local e mundial, onde cada leitor se torne protagonista de uma sociedade mais justa e capaz de ler e reescrever o mundo como uma belíssima página de sua própria história”, assim diz o profissional apaixonado por livros.

Júlio agradeceu e disse se sentir muito honrado com a premiação. “Agradeço a Innova gestão – Consultoria em Informação por toda atenção no envio do prêmio e desejo sempre saúde, sucesso e sabedoria para todos os profissionais desta empresa. A leitura é certamente uma economia criativa, movimentada/dinamizada por diversas vertentes culturais, os caminhos entre a leitura tradicional e a versão digital, ainda irão coexistir por muito tempo se complementando de forma positiva e auxiliando milhares de pessoas, sejam autores, pesquisadores, escolas, bibliotecários, bibliotecas e, principalmente, os leitores, que desejam ler, não importa o suporte, pois o acesso à informação é um direito de todos!”