O prazo de cumprimento da Lei nº 12.244/2010 (Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares) terminou em 2020, mas milhares de escolas brasileiras ainda continuam sem bibliotecas e bibliotecários.
Para enfrentar essa realidade, o Sistema CFB/CRB promove a campanha #SouBibliotecaEscolar, que busca valorizar esses espaços de promoção do acesso à informação e à leitura, de fortalecimento da educação e de construção da cidadania.
A iniciativa – cuja frase é de autoria do bibliotecário e professor da UFCA, Jonathas Carvalho – foi oficialmente lançada pelo CRB-3 no dia 16 de novembro, às 14h30, durante a XVI Bienal do Livro do Ceará. Na ocasião, houve uma cerimônia na Sala Espiral do Tempo – Secitece (Mezanino 1), que reuniu bibliotecários (as), políticos e os representantes: Fábio Cordeiro – Presidente do CFB; Júlio Duarte – Presidente do CRB-3; Fernando Braga – Conselheiro do CFB; Hamilton Tabosa – Coordenador do curso de Biblioteconomia – UFC; Mariana da Silva Gomes – Centro Acadêmico de Biblioteconomia Ramiz Galvão/UFC; Flávia Brena Queiroz Barros – Representante de biblioteca escolar.
Se você também defende a universalização das bibliotecas escolares, use a hashtag #soubibliotecaescolar e se engaje nessa ação.