Dando continuidade à série que apresenta as instituições representativas dos bibliotecários, esta semana (17 e 19/06) apresentaremos as Associações dos Bibliotecários do Ceará, Piauí e Sergipe, além da Federação Nacional que as representa – FEBAB. O envolvimento político do bibliotecário é um passo importante para a valorização profissional da classe.

No sábado, 20, o debate estende-se ao papel social, político e cultural dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e como o bibliotecário interfere neste processo.

O Almoço com Conselho vai ao ar sempre ao meio-dia(12h) pelo Facebook e pelo YouTube do CRB-3.

Claudia Stocker
Vice-presidente da Associação dos Profissionais Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe – APBDSE. Atua no movimento associativo há 20 anos. Ao sair da graduação, já tornou-se presidente da
APBDSE,
Claudia é formada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Tiradentes, Especialista em Gestão da Informação (UFS), Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGCI/UFS), Especialista em Educação, Artes, Estética e Museus (Faculdade Pio Décimo). Também é escritora e Presidente da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH) e já trabalhou como gestora de biblioteca escolar e biblioteca pública infantil.

Bruna Dayane
Bibliotecária do Colégio Diocesano – Rede Nacional Jesuíta de Educação, Conselheira na diretoria “Somos todos Abepi” da Associação dos Bibliotecários do Piauí. Especialista em crítica literária, organizadora de acervos de escritores, Ceo da editora Bruna Librarian. Também atua como docente no ensino superior e como escritora.

Júlio Duarte
Bibliotecário (pela Universidade Federal do Ceará – 2015), Especialista em Pesquisa Científica pela UECE, em 2017, Especialista em Gestão Estratégica de Unidades de Informação, em 2019. Atua com projetos culturais da área de bibliotecas, livros, literatura e leitura. Contador de histórias desde 2011. Capoeirista da Associação Cultural Capoeira Lutarte, Baterista nas horas vagas, escritor e poeta por amor, estudioso da literatura fantástica, Conselheiro do CRB3 CE/PI. Atualmente é bibliotecário escolar na unidade Educar Sesc, em Fortaleza.

Adriana Ferrari, Pres. FEBAB
Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Como Assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010 e da Biblioteca Parque Villa Lobos, inaugurada em dezembro de 2014 que são consideradas referências nacionais em promoção da leitura. Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura e do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018). Atualmente é Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP. É presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA.

Bibliotecária Cynthia Brasil
Presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC);
Bibliotecária formada pela UFC em 2007.2, com Especialização em Pesquisa Científica pela UECE em 2010. Atualmente é Bibliotecária da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT).

Aline Nascimento
Bibliotecária no Sistema de Bibliotecas da UFC. Mestre em Ciência da Informação-IBICT/UFRJ e Conselheira na 1ª Gestão do CRB-3, atuando na Comissão de Ética do Conselho.