O Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí (CRB-3) vem a público manifestar o seu total apoio à greve dos profissionais da Educação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), deflagrada desde o dia 18 de março deste ano.
A pauta de reivindicações é extensa, mas o fato de 200 disciplinas da grade curricular de todos os cursos da Universidade estarem sem professores neste semestre é a mais absurda de todas, juntamente com o congelamento de salários do corpo docente.
Portanto, como um Conselho que regulamenta uma profissão, que deve contar com uma boa base para o aprendizado e consequentemente para fazer a diferença no mercado de trabalho, assumir o dever de prestar solidariedade em momento difícil, sobretudo quando o Governo do Piauí se nega a negociar com os profissionais que fazem a Educação Superior do Estado crescer, prejudicando estudantes, é o mínimo que se poderia fazer.
Este conselho sabe da importância das Instituições de Ensino Superior (IES) e por isso se une na defesa de toda pauta de reivindicações dos profissionais e também dos alunos, porque sabe bem que todo o ataque diário às Universidades Públicas, por meio do sucateamento, tem o único propósito de privatizar estes espaço de formação acadêmica, tecnológica e cidadã.
Por fim, o CRB-3 reforça seu apoio e espera que o Governo abra realmente um canal de diálogo com todos os atores envolvidos, para que a Educação do Piauí continue servindo à sua comunidade.