Os Conselhos Regionais de Biblioteconomia foram criados pela Lei nº. 4084, de 30 de junho de 1962, possuem personalidade jurídica de direito público, autonomia financeira, administrativa e patrimonial. Tem por finalidade orientar, aperfeiçoar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de bibliotecário.
A designação profissional de Bibliotecário é privativa dos bacharéis em Biblioteconomia a partir da promulgação das Leis 4.084, de 30 de junho de 1962, e 9.674, de 26 de junho de 1998, que dispõem sobre a profissão e regula seu exercício, e do Decreto nº 56.725, de 11 de agosto de 1965. Os Conselhos Regionais exercem ações administrativa, normativa, supervisora e disciplinadora por finalidades:
- Zelar pelo bom conceito da profissão;
- Orientar e defender o livre exercício da profissão;
- Julgar infrações à Lei e a Ética;
- Servir como órgão consultivo do Governo;
- Contribuir para o aprimoramento da área de seus profissionais no que se refere aos interesses dos bibliotecários.
- É atribuição dos Conselhos Regionais a organização e manutenção de cadastros dos profissionais registrados.
No Brasil são 15 Conselhos Regionais subordinados ao Conselho Federal de Biblioteconomia, dos quais o CRB-3 tem por jurisdição os Estados do Ceará e Piauí. Administrado por profissionais eleitos por voto direto dos bibliotecários a cada três anos.
Os Conselhos Regionais são formados por: Plenário, Diretoria, Comissões e Assembleia Geral (constituída por todos os profissionais registrados), Delegacias Regionais, Secretaria Administrativa, Consultoria Jurídica e Assessoria Contábil. Coordenadores de Cursos de Biblioteconomia e Presidentes de Associações de Bibliotecários integram os conselhos como membros natos.
Constituídos como Autarquias Federais, os CRBs são geridos com recursos provenientes da contribuição compulsória dos bibliotecários através do pagamento de anuidades e taxas, sendo repassado 25% da arrecadação encaminhado ao Conselho Federal. O restante é empregado na Administração do Conselho Regional e manutenção dos serviços. No dia 16 de setembro de 1966, em um dos Salões da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, teve lugar a Sessão Especial de Instalação do Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região, que abrigava os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, conforme a Resolução nº 04, de 12 de julho de 1966, do Conselho Federal de Biblioteconomia.
Na ocasião foi realizada a eleição para a 1ª Diretoria e Conselheiras do CRB-3, que teve a seguinte composição:
1ª Diretoria (1966-1969)
- Presidente: Cleide Ancilon de Alencar Pereira
- 1ª Secretária: Vânia de Holanda Farias
- 2ª Secretária: Jeanne Braga de Alencar Pinto
- Tesoureira: Maria Antonieta de Figueiredo Bezerra
Conselheiras Efetivas
- Almery Cordeiro Lima
- Aracy Fiuza Costa
- Fernandina Fernandes
- Luiza Maria Alcantara e Saraiva Leão
- Maria Herbene Barbosa Lima Maia
- Maria Zélia Sousa Oliveira
Conselheiras Suplentes
- Élida Fagundes Schirmer
- Hilzanir Cals de Abreu
- Marlene Menezes de Albuquerque
Membros Natos
- Lilian Pimentel Gomes -Diretora do Curso de Biblioteconomia
- Maria Conceição Sousa -Presidente da Associação de Bibliotecários do Ceará