Mais do que um evento festivo, um ato político. Assim foi a I Solenidade de Entrega de Carteiras Profissionais para Bibliotecários realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC), com a presença do presidente do Conselho Regional (CRB-3) e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fernando Braga e Marcos Miranda, respectivamente, além de professores egressos da instituição e convidados palestrantes. O evento aconteceu dentro da aula inaugural que abriu o segundo semestre das atividades na UFC.
A Solenidade, que torna-se permanente no calendário de atividades do CRB-3, acontece em um momento de ataque aos Conselhos de Profissões e por isso prevê a valorização do bibliotecário e da profissão, enquanto difusores de informação na defesa da sociedade, que merece o melhor em serviços. “Um marco no CRB-3, o momento pede unidade de todos os profissionais de todas as áreas, mas cada um cuida da sua em separado. Os bibliotecários precisam entender o seu papel para a sociedade enquanto profissão. Sair da universidade com a carteira profissional, além da realização de um sonho, aproxima o Conselho da classe”, aponta o presidente do CRB-3.
Já o professor Dr. Marcos Mirando, presidente do CFB, ficou muito feliz com a iniciativa e aceitou de pronto o convite para a solenidade. Em seu discurso, em que abordou a importância das profissões regulamentadas, ele clamou o engajamento dos profissionais. “Nós precisamos olhar pra dentro da nossa profissão, mas não podemos fazer isso de forma aleatória, precisamos trabalhar com ética, com amor, para que a sociedade sinta que somos mais que necessários em sua defesa”, pontuou.
A recém formada Maristela Carvalho ficou lisonjeada com a cerimônia e agradeceu por cada ponto. “Agora de fato, bibliotecária. Só tenho a agradecer por esta linda festa em nossa homenagem e pela oportunidade de exercer a profissão que escolhi com muito orgulho e ainda teve mimo personalizado”, comemora a bibliotecária.
A tarde contou ainda com apresentações dos estudantes do Curso de Música, na abertura e com o Coral da Adufc, no fechamento.