O Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3), autarquia federal de fiscalização do exercício legal da profissão de Bibliotecário vem a público manifestar repúdio à nomeação da Professora e socióloga Glória Diógenes, nesta quinta-feira (27 de fevereiro), como nova gestora da Biblioteca Pública do Estado do Ceará.
Com a medida o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), age arbitrariamente e com desrespeito à nobre profissão de Bibliotecário, infringindo a Lei Federal 4.084/62 que determina que a gestão de bibliotecas é privativa do Bacharel em Biblioteconomia devidamente registrado no Conselho profissional de sua região.
É bom deixar claro, que em nenhum momento este Conselho foi procurado pelos órgãos competentes, mesmo para diálogo, na perspectiva de discutir possíveis nomes de bibliotecários gabaritados para assumir tal cargo. Logo o CRB-3 que sempre está aberto ao diálogo.
Desta maneira, a ação é encarada por toda a 18ª Gestão do CRB-3, bem como toda a comunidade biblioteconômica, como desrespeito à nossa categoria profissional, uma vez que é nomeada outra um outro profissional sem a qualificação adequada a assumir um cargo que por direito legal é do Bibliotecário.
Para finalizar, deixamos claro que não temos nada contra a Socióloga e Professora, Glória Diógenes, uma profissional exemplar. Nosso repúdio refere-se à arbitrariedade e à ilegalidade da Secult em nomear uma profissional sem a formação adequada para gerir uma Biblioteca, desrespeitando uma lei federal. O CRB-3 está tomando as devidas providências legais para reverter essa situação.