O Internet Archive, organização sem fins lucrativos que tem a missão de arquivar conteúdos de páginas antigas da web, ganhou uma rica colaboração. A organização recebeu a doação de um acervo de 140 mil fitas VHS com registros históricos do período entre 1976 e 2012, gravados pela norte-americana Marion Stokes. São mais de 800.000 horas de notícias e programas de TV.
Produtora de televisão, defensora dos direitos civis, ativista, bibliotecária,e arquivista, Stokes foi conhecida por acumular sozinha as centenas de milhares de horas de noticiários de televisão.
Após sua morte em 2012, seu filho Michael Metelits decidiu eternizar o legado de sua mãe viabilizando o acesso online de todo esse conteúdo.
Além de notícias, os VHS contém programas de TV, entrevistas e fatos sobre personalidades que ficariam perdidos ou esquecidos. Os esforços de Stokes tiveram início logo que estreou o canal de notícias 24 horas da CNN. Outro fator que a motivou a começar seu arquivo foi a crise dos reféns do Irã, de 1979.
A doação para o Internet Archive não foi simples. Para que a coleção de fitas de vídeos chegasse ao seu destino, foram necessários quatro contêineres que atravessaram o país até chegar à sede do Internet Archive, em São Francisco.
Fonte: mundobibliotecario.com.br