Em reunião virtual, na manhã desta sexta-feira (31 de julho), firmou-se parceria entre o Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3) e a Comissão de Educação e Cidadania da Ordem dos Advogados do Brasil – Ceará. A parceria visa fomentar o cumprimento da Lei 12.244/2010, que trata da universalização das bibliotecas no Estado.
Participaram do encontro: Fernando Braga e Kelson Monteiro, presidente e conselheiro do CRB-3, respectivamente; Sônia Cavalcante e Thamires Garcia , presidenta e secretária-geral da Comissão, em ordem. As advogadas também são membros do Conselho Municipal de Educação de Caucaia/Ce. Germana McGregor, assessora de Comunicação do Conselho também esteve presente.
Sônia Cavalcante também é pedagoga e defensora apaixonada da Educação de qualidade, e destaca o papel da biblioteca escolar. “A biblioteca escolar é fundamental para a formação crítica e cidadã das crianças. É por meio dela que a criança será inserida na cultura do livro, onde desenvolverá o amor pela leitura, e o bibliotecário é o profissional capaz de despertar esse interesse nos leitores iniciantes”, declara.
Como encaminhamento, o tema será levado à Comissão em reunião extraordinária de modo a oportunizar a realização de uma Audiência Pública para chamar a atenção da sociedade e da classe política para a urgência do que rege a Lei da universalização das bibliotecas.
“A defesa da biblioteca escolar é pauta permanente no CRB-3. Ajudas são sempre bem-vindas e esta nova parceria vai render bons frutos para a classe biblioteconômica e para a sociedade em geral”, professa o presidente do Conselho.