A última visita do ano ao Piauí, pelo presidente do Conselho Regional de biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3), Fernando Braga, aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Desta vez o presidente cumpriu agenda apenas na capital Teresina, mas foram dias com programação recheada de atividades.

Logo nas primeiras horas desta quarta-feira (11 de dezembro), Braga reuniu-se com o Prof. Dr. Pedro Antônio Soares Junior, Pró-reitor de Administração e Recursos Humanos – PRAD da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); com a Bibliotecária Ana Angélica Pereira Teixeira, diretora em exercício da Biblioteca Central UESPI e com o atual 2º tesoureiro, Bibliotecário Lindemberg Saraiva Gomes (na ocasião, também esteve representando a ABEPI). O encontro foi destinado à discussão da falta de Bibliotecários naquela instituição.

Soares reconhece a falta de profissionais e declara apoio ao trabalho do Conselho. Portanto, o CRB-3 acionará a bibliotecária fiscal para visitas ao campi sem bibliotecário, o que demandará Autos de Infração, o que forçará a instituição a contratações temporárias, até a resolução definitiva da questão.

Em seguida, o presidente do CRB-3 manteve reunião com Conceição de Maria Bezerra da Silva, professora e coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UESPI e Lindemberg Saraiva. Na pauta, alinhamento das ações entre CRB-3, ABEPI e UESPI, na tentativa da criação de um pacto de parceria que vise o fortalecimento destas instituições que representam a Biblioteconomia no Estado. Também foi discutida a realização do Fórum de Bibliotecas Escolares do Piauí – Forbepi, além de outros eventos.

À noite, reunião com a Associação de Bibliotecários do Piauí – ABEPI, para planejamento do ano 2020.

A exemplo do dia anterior, a agenda da quinta-feira (12 de dezembro) também iniciou cedo. Às 08h, Fernando Braga encontrou-se com o Superintendente da Fundação Municipal de Cultura do Pi, Abiel Bonfim, e com o Coordenador de Bibliotecas, Francisco Etevaldo. Os três discutiram a situação das bibliotecas de bairro, bem como a cessão de espaço para abrigar as sedes da Delegacia Regional do CRB-3 no Piauí e a ABEPI.

O presidente ainda esteve na Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) para destravar negociação antiga e encontrar uma solução permanente para o preenchimento de 45 vagas para bibliotecários na Secretaria. O encontro foi com Aline Couto, secretária administrativa da SEMEC, que substituiu o secretário Kleber Montezuma.

 

Visita à Casa da Cidadania do Piauí também estava na agenda. Na instituição, o presidente Braga visitou a Biblioteca Pública Municipal, onde pode encontrar os alunos de Biblioteconomia que estão informatizando seu acervo. Na oportunidade, também visitou o local que está sendo estudado para abrigar a Delegacia Regional do CRB-3 e a sede ABEPI.

Também estava programada reunião com o Promotor Flávia Teixeira, do Ministério Público do Piauí, mas o encontro foi remarcado para 22 de janeiro de 2020.

Na noite da quinta-feira, o presidente do CRB-3 prestigiou a posse da nova direção da Abepi para o mandato 2020/2022, que elevou ao posto máximo da instituição Marcelo Cunha de Andrade. A diretoria ainda conta com a vice-presidência da Delegada Regional do CRB-3 no Piauí, Solange Hiller.

No último dia de visita ao Piauí, Fernando Braga visitou, a convite da diretoria Maria Amélia, o Museu Municipal de Arte Sacra Paulo Libório. O equipamento cultural guarda aproximadamente 2000 peças litúrgicas, sem mencionar a Biblioteca de D. Paulo, com vasto acervo que vai de bibliografia de santos, teologia, sociologia, história da arte, dentre outros temas.

 

 

 

 

 

À tarde, concedeu entrevista ao Programa Delanny Letícia, da TV Teresina Web. Na conversa, narrou as ações realizadas e planejadas do Conselho, além dos desafios de defender a classe nos Estados do Piauí e do Ceará.