Fernando Braga, presidente do CRB-3, esteve presente na noite desta quarta-feira (04/07), à sessão solene em homenagem aos 40 anos da regulamentação das profissões de arquivista e técnico de arquivo. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e atendeu a requerimento do deputado Heitor Férrer (SD).
Fernando, que também é vice-presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, foi um dos homenageados da noite, juntamente com o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará, Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves; o presidente da Arquive/CE, Márcio de Souza Porto; o professor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE), Daniel Marinho; e a representante das Faculdades de Ciências e Tecnologia do Nordeste (Facine), Iara de Castro Melo Andrade Leite.
Também foram homenageadas a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Maria Cleide Rodrigues Bernardino; e a coordenadora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcela Gonçalves Teixeira. O vice-presidente do CRB-3 e professor adjunto da UFCA, Jonathas Carvalho, também participou da solenidade.
Na ocasião, o presidente da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (Arquive/CE) e diretor geral do Arquivo Público do Estado do Ceará, Márcio de Souza Porto, parabenizou a Secretaria da Cultura do Estado pela realização de concurso para os profissionais da Arquivologia e destacou ainda a importância da existência de arquivos públicos e institucionalizados que garantam as condições necessárias para “o cumprimento das normas e preceitos constitucionais de acesso, gestão, transparência e preservação das informações públicas”.