Leia artigo do Conselheiro Felipe Alves, mestre em Ciência da Informação pela UFC, veiculado no Caderno de Opinião do Jornal O POVO de hoje (02 de outubro).
Quiosque de leitura não é biblioteca!
Ao anunciar: “Com o Projeto Leitura na Praça, a Prefeitura instala quiosques com bibliotecas, incentivando a leitura […]”; a postagem do Prefeito Roberto Claudio em seu perfil oficial no Facebook dá a entender que está inaugurando bibliotecas, mas o que de fato entrega à população são pequenos pontos de leitura e de acesso a impressos.
A intenção da gestão municipal é boa, uma vez que o acesso ao conhecimento é um dos principais pilares de uma sociedade democrática. No entanto, reduzir o conceito de biblioteca a um quiosque com um punhado de livros é diminuir o seu significado em seus objetivos sociais, culturais e políticos. Isso pode ser um reflexo de como a gestão municipal encara a gestão e manutenção das bibliotecas de nossa cidade.
Tomemos de exemplo as bibliotecas escolares da rede municipal, onde a grande maioria funciona de forma irregular, sem a gestão de bibliotecários, o que é ilegal segundo a lei 4.084/62. Ou a biblioteca Dolor Barreira que parece esquecida pela SecultFor.
É preciso que a Prefeitura entenda que Biblioteca é um espaço dinâmico e multicultural, composto por um acervo informacional formado por políticas de desenvolvimento de acervos que levam em conta as vozes de suas comunidades.
Nossas bibliotecas devem acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas contemporâneas, não cabe apenas evocar a nostalgia desses espaços pautada no estereótipo do silêncio e das estantes como pretexto para não investir em obras de mudanças tanto no espaço físico e em tecnologias. O que falta à Prefeitura é a assessoria adequada na condução de políticas para as bibliotecas, falta-lhes bibliotecários.
Os pontos de leitura são bem-vindos, mas não resolvem a falta de bibliotecas na cidade, é preciso que se tenha o mesmo empenho empregado na inauguração dos quiosques aplicados na construção de mais bibliotecas públicas em toda a cidade. O Conselho Regional de Biblioteconomia está de olho nas ações da Prefeitura e coloca-se à disposição para contribuir no desenvolvimento de políticas públicas para as nossas bibliotecas.
Confira o vídeo publicado no dia 9 de setembro desse ano o Perfil no Facebook do Prefeito Roberto Claudio, no link abaixo: