Bibliotecários: os saberes e as competência são muitos. Por isso o CRB-3, com a ajuda voluntária de estudantes de Biblioteconomia da UFC, estão hoje (14 de março), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza/Ce, para chamar a atenção da população para estas competências no compartilhamento da informação.
Com o mote Bibliotecário: o profissional do ontem, do hoje e do amanhã!, o Conselho realizou uma manhã de ação sociocultural intitulada de Bibliotecários na Praça, em que consistiu na oferta de vários serviços pertinentes à área.
A iniciativa ofereceu também duas oficinas exclusivas aos profissionais, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Técnicas de GED, com a Bibliotecária Maralyza Pinheiro, abordando como aplicá-las em projetos. “A difusão da informação na era digital não tem limites, mas o tempo dos trabalhadores deve ter”, destacou a bibliotecária. E a Oficina New Librarian, trazendo à público a utilização de UX, Chatbot, SRI na pesquisa e otimização do trabalho de bibliotecário, com as Bibliotecárias Dayane Araújo e Mariana Mota.
As inscrições das oficinas eram condicionadas à doação de kits de higiene pessoal. Os itens arrecadados foram distribuídos na própria Praça do Ferreira, às pessoas em situação de rua que ali “residem”, cumprindo assim o também papel social do CRB-3.
Durante o evento também foi oferecido serviço de medição de glicemia e de pressão, bem como orientação sobre os sintomas da covid-19 (coronavírus) à população que visitou o stand Bibliotecários na Praça.