Dando continuidade à negociação iniciada em 1º de novembro de 2019, entre o Conselho Regional de Biblioteconomia – 3ª Região – Ceará e Piauí (CRB-3) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza, com mediação do Ministério Público do Ceará (MPCE), Fernando Braga – presidente do CRB-3 –, protocolou ofício nesta terça-feira (26 de novembro) na sede da SME com proposta de parceria para aumentar o número das novas contratações de bibliotecários.
A proposta prevê que as partes iniciem um trabalho conjunto para mudar a realidade das bibliotecas escolares de Fortaleza no que consiste o cumprimento da legislação, que confere à contratação de bibliotecários para a rede municipal. Deste modo, o CRB-3 aceitou a contratação de 08 (oito) novos bibliotecários para juntarem-se às quatro bibliotecárias já existentes na SME, na condição de fechar o acordo, com a chancela do MP.
Outro ponto da proposta é a avaliação de todos os equipamentos “Bibliotecas” da SME, a fim de colher como fruto deste trabalho, o encaminhamento oficial ao poder executivo para que na aprovação de vagas pertinente à legislação e aprovado no orçamento do município de Fortaleza de 2020, para que em 2021 haja a realização de concurso que contemple o cargo de Bibliotecário para esta rede.
Braga explica que pode parecer distante, mas o mais importante neste momento é o canal que se abre com a Secretaria e a perspectiva de uma política pública definitiva. “Muitos dizem que ainda é pouco, e na realidade é diante de toda a demanda das escolas, mas estamos acordados em fechar um levantamento da realidade da escolas, o que implica em espaço físico e acervo, para que concurso seja lançado em 2021 para suprir cada vez mais a necessidade das escolas”, explica o presidente.