Fortaleza recebe Biblioteca Pública com foco em Cultura Popular, com acervo inicial de 7500 publicações.
Fernando Braga, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Terceira Região – Ceará e Piauí, compareceu à inauguração da Biblioteca Pública Cristina Poeta, na tarde da última sexta-feira (13), no Bairro Autran Nunes. Dentre os presentes, estiveram a Bibliotecária Sofia Dantas, da Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel; o Secretário Gilvan Paiva (Secultfor); além do Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.
O novo equipamento cultural possui acervo de todas as áreas do conhecimento, com ênfase em publicações e programação cultural ligadas a manifestações da Cultura Popular, festas e folguedos brasileiros. E tem como diretora a Bibliotecária Necilma Macêdo de Sousa. A inauguração fez parte da programação de aniversário dos 292 anos de Fortaleza.
Homenagem
O nome da nova Biblioteca é uma homenagem à poetisa e líder comunitária Maria Cristina Silva Santos, a Cristina Poeta, que faleceu no dia 5 de dezembro de 2017, vítima da violência que assola Fortaleza. Cristina usava seu dom com as palavras para falar com o povo sobre diversos temas. Engajada na defesa dos direitos das comunidades carentes, chegou a disputar, em 2016, eleições para a Câmara de Vereadores de Fortaleza.
“Mais uma grande investida na área da Cultura para a nossa cidade. Sempre que uma biblioteca é aberta, abrem-se também várias perspectivas positivas para a população, não apenas ao acesso de livros, mas para todo o conhecimento, o que possibilita criticar e entender todas as realidades”, aponta o presidente do CRB3.